A última fase modernista nos da um sentido amplo, universal,com poesias mais metafísicas, como o descobrimento do ser(Clarice),alguns retomam o regionalismo, o parnasianismo como Joao Cabral de melo neto e outros.
Hoje vivemos o contemporâneo, com a cyber literatura, sem simetria, visando o "ver", como o movimento antropofagico nos dizia.
Clarice Lispector é um grande exemplo na fase da 3ª geração, onde quase morrendo escreve a hora da estrela,um romance que conta a historia de uma Nordestina(macabea) e que ela acaba morrendo e a possa do seu sangue faz uma estrela, que era onde ela queria chegar: ser vista como uma estrela.
Vou colocar alguns comentarios de sua obra:
Macabéa é a cara do Brasil. Ela é o que todo mundo é. Ela é um Macunaíma de saia, uma anti-heroína aqui do Brasil, mas com uma universalidade muito grande. (Suzana Amaral, cineasta, diretora de A Hora da Estrela)
Macabéa é a nossa cara mais trágica. E acima de tudo, como diz a scholar da Sorbonne,
esta é uma meditação sobre a última hora. A hora maravilhosa e impensável , a hora para a qual nos inclinamos como em direção à verdade. A minha verdade, a nossa verdade, essa estrangeira, essa estranheza cuja visão do rosto nos foi prometida para o final. (Hélène Cixous in A Hora de Clarice Lispector)
Além do pensar filosófico, que se expressa em feminina e socrática ironia, há uma ética na escrita de Clarice: uma caridade autêntica e um profundo respeito pelo semelhante, pela criança e pelo mendigo, pelos desencontrados laços de família, pelos amores infelizes, por nossa finitude.
Que ninguém se impressione: ela escreve também estórias. Uma jovem senhora rica encontra um mendigo. E em seis páginas é o Evangelho, ou o Gênesis. Não. Não estou exagerando... (Cixous, Hélène, op. cit.)
Pois seus olhos de água refletem o mundo. Daí o permanente mergulho no ser das coisas, o constante exercício de maravilhamento filosófico - a perplexidade dos primeiros pensadores.
GEEEEEE VLW PELO ANO ÓTIMO QUE VC ME PROPICIOU....
BJAOOOOOOOOOOOOOOO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário